Choco, Choco, Chocolate...!

| |

A Páscoa está chegando,  e para acabar com o peso na consciência e desfazer os mitos que cercam o delicioso universo do chocolate, muitas novas afirmações surgem por aí. Mas será que tudo é verdade?


Confira:


- Comer chocolate causa espinhas ?

O chocolate não causa e nem agrava os casos de acne. Não existe relação científica que comprove. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

- O chocolate amargo emagrece ?

O chocolate amargo é o que possui maior concentração de cacau, não contém leite, nem adição de açúcar, o que lhe garante sabor característico, coloração mais escura, menos calorias, além de promover maior sensação de saciedade. O fato de engordar ou não vai depender da quantidade consumida, mas de todos os tipos é o mais saudável. A recomendação é de 30g ao dia.

- O chocolate causa enxaqueca ?

Pesquisas já mostraram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. A causa da enxaqueca está associada ao estresse, à falta de sono, à fome e às alterações hormonais. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido à presença de feniletilamina e cafeína.

- Chocolate vicia ?

O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência ao organismo. Na verdade, o desejo incontrolável por chocolate se deve ao fato dele estimular a produção da feniletilamina, substância de ação estimulante e anti-depressiva, precursora da serotonina, neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e calma, beneficiando pessoas com depressão e ansiedade. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.

- Quem é intolerante à lactose não pode comer chocolate ?

A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição.

- As mulheres, em geral, costumam comer mais chocolate ?

No período pré-menstrual o desejo por chocolate aumenta devido às alterações hormonais e emocionais características deste período. A mulher com TPM além de sentir mais fome por alimentos ricos em gordura e açúcar sente-se deprimida, ansiosa e irritada e o chocolate alivia todos esses sintomas.

- Chocolate diet é o mais indicado para quem quer emagrecer e cuidar da saúde ?

Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais.  Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, ½ amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

- O consumo do chocolate faz bem à saúde ?

O chocolate: principalmente o amargo, contém alta concentração de flavonóides, mais especificamente, de catequina, substância antioxidante que combate os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Além disso, contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.


E aí, tiraram as dúvidas ? 
Então, divirtam-se na páscoa...


7 comentários:

  1. seguindo de volta flor :D
    eu amo chocolate *-*
    tem novo post da uma olhada la
    beijos

    http://dicionariodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! tudo bom ? adorei o blog , achei bem criativo e com vários assuntos muito interessantes. Vim lhe pedir parceria com o meu blog o Garotas Up .

    Você pode segui-lo ? já estou seguindo o seu .

    Beijos :*

    www.garotas-up.blogspot.com
    www.twitter.com/LaauraArvellos

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog *-*
    obg por me seguir, acabei de retribuir :D

    beijoos :*

    modamusicaartepoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu espaço, PARABÉNS!
    Já estou seguindo.

    Beijinhos
    ISA
    =)
    ww.bibelotbyisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu blog!
    E ja esta sendo seguido, amei tudo por aqui!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Não me importa se o chocolate engorda, dá espinhas e etc. Só sei que o amo e que nunca vou abandona-ló!

    Post novo lá no blog, comenta? Retribuo todos!

    Beijos,

    Biiãa Andraadee .

    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Minha flooor!tem selinho pra vc no Bubble!

    ResponderExcluir